Dia Mundial do Livro – Apresentação do livro “A Raiz da Família” na escola EB1 Joaquim Carvalho em Palmela.

Sendo Dia Mundial do livro, seria quase inevitável não o passar a falar de livros, em alguma escola. Calhou ser na EB1 Joaquim Carvalho, com cerca de 150 crianças.
Cada vez tento ter mais tempo entre sessões, pois é normal eles quererem sempre mais Tempo. Há uns dias, uma professora dizia-me que não percebia como era possível estar mais de uma hora com uma turma a falar de um livro. Depois de o apresentar, ela percebeu.
A capacidade de uma criança imaginar a partir de cenários de uma história é imensa, basta activar alguns gatilhos e transmitir-lhes confiança para se permitirem explorar sem receio de errar. No fundo, basta cativá-los, fazer as perguntas certas e ter uma abordagem apelativa.
Claro que é mais fácil de dizer do que de fazer, há coisas que nem eu próprio entendo muito bem como acontecem, mas ver professores a chamar-me a atenção porque já passou muito da hora, ver crianças a ficarem tristes e até irritadas quando lhes digo que temos de terminar, é o melhor feedback que posso ter.
Não se trata só de livros, nem só de leitura – até porque nunca leio um livro nestas sessões – nem se trata apenas de uma conversa. Trata-se essencialmente de enriquecer o mundo deles, de lhes alargar horizontes e de alimentar a sua imensa e deliciosa imaginação e criatividade…
Shopping Cart
Scroll to Top