Iniciativas

Antes da publicação do livro “Um coração duas casas”, já sabia que ele seria apenas o mote para iniciativas e actividades diversas junto de pais, educadores, crianças, professores, entre outros. A ida a escolas era um dos grandes objectivos, não apenas para falar sobre o livro, mas para interagir com as crianças, para as ouvir, entender e ajudar

A Loba vai à escola

Antes da publicação do livro “Um coração duas casas”, já sabíamos que ele seria apenas o mote para iniciativas e actividades diversas junto de pais, educadores, crianças, professores, entre outros.
A ida a escolas era um dos grandes objectivos, não apenas para falar sobre o livro, mas para interagir com as crianças, para as ouvir, entender e ajudar.
Para as visitas às escolas e outras iniciativas, foi feita uma adaptação às histórias, para promover uma ligação distinta com as crianças e para surpreender mesmo aquelas que já conhecem os livros. As actividades incidem naturalmente sobre os livros, mas não se limitam à leitura da obra, pelo contrário. É feito um trabalho de encenação / interpretação que possibilita uma leitura abrangente, promovendo a discussão e o espírito crítico. A adesão por parte das escolas tem sido elevado e o feedback bastante positivo, tanto por parte dos professores como dos alunos.
Cada sessão dura aproximadamente uma hora, sendo normalmente agendada uma hora e meia de intervalo entre apresentações. Recorro a uma técnica japonesa para a apresentação denominada “Kamishibai”, que significa “teatro de papel”, permitindo aos alunos a visualização de imagens que acompanham a leitura / explicação de cada livro, facilitando a sua compreensão. Uso outros adereços que simbolizam ideias / emoções patentes nos livros.
A forma como os temas são abordados permite desmistifica-los, desconstruir conceitos muitas vezes pesados e geradores de dúvidas e até bloqueios nas crianças, levando a um entendimento de cada tema e originando conversas bastante enriquecedoras com cada grupo.

É pai, professor ou educador e quer que eu vá à escola do seu filho/aluno? Preencha formulário para mais informações ou através do e-mail geral@duascasas.com.

Além disso são usados vários adereços (criados para apresentação oficial em Vouzela e cedidos para esta iniciativa pela CM Vouzela) que dão ainda mais cor à iniciativa.
No final da apresentação há uma conversa com as crianças para responder às inúmeras perguntas que costumam colocar, nomeadamente em relação aos adereços usados, pois todos têm um significado. Naturalmente é abordado o tema da separação mas não só, porque há separações todos os dias e não ocorrem apenas nos casais. Falamos muito sobre respeitar e aceitar a diferença, sobre valorizar a família, sobre emoções e, em cerca de uma hora/uma hora e meia, desconstruímos temas pesados de forma leve, solta e de forma simples, como deve ser.

É pai, professor ou educador e quer que eu vá à escola do seu filho/aluno? Contacte-me através do email: geral@duascasas.com ou do número 936096812.

Testemunhos

Gostei muito do livro e da apresentação por parte do autor João Martins em conjunto com a Paula Bravo. O livro retrata o impacto que a separação dos pais tem nas crianças. Os seus medos, receios e dúvidas. Foi uma apresentação muito original e muito bem conseguida. As crianças gostaram e mostraram-se muito participativas. O livro foi apresentado através de uma mensagem simples e acessível, mas que é muito difícil de abordar.
O encontro com o escritor João Martins superou as expectativas criadas, pois captou, desde o início, a atenção e a curiosidade dos alunos. Apesar de o assunto do livro ser bastante atual e presente no quotidiano de alguns alunos, não é de fácil abordagem. O livro aborda a separação através de uma linguagem clara e pedagógica. Julgo, por isso, que a sua realização se justificou.

Achei a atividade muito interessante e oportuna, dado que muitos dos meus alunos vivenciam situações de separação. Considero que foi uma mais-valia a abordagem ao tema.
Gostei muito da forma simples como o João ia respondendo aos alunos, conseguindo envolvê-los e em parte desmistificando as suas problemáticas e fazendo-os soltar as suas emoções. Não encontrei pontos fracos, pelo contrário ao longo de toda a sessão os alunos foram mobilizados para o tema.
Grata pela experiência que proporcionaram aos meus pequenotes.

Pela minha parte, considero que a apresentação superou as expetativas.
Relativamente aos sentimentos dos alunos, cada um tem a sua própria reação, mais ou menos positiva, tendo a ver com as vivências de cada um e a forma como encaram o assunto.
Evidentemente que é um assunto delicado, no entanto dada a faixa etária em que os alunos do 4 ano se encontram, é de todo importante falar das suas preocupações e também uma forma de verem que não são os únicos a terem experiências de vida menos positivas.
Para os que não passaram por essa experiência também é uma forma de saberem valorizar a família, o facto de terem pai e mãe com um bom relacionamento.
Por outro lado, acaba por ser uma preparação, caso venham um dia mais tarde a vivenciarem uma separação.

EB de Calde

Consideramos que foi uma sessão muito enriquecedora para os alunos. A história agradou a todos e muito admiraram as personagens e as ilustrações.
A abordagem do tema foi muito interessante, tendo conseguido captar a atenção dos alunos.
Estes fizeram muitas questões sobre o tema, fazendo-nos perceber que a separação é algo que os preocupa. Na verdade, a escolha deste tema foi mesmo pertinente!
Realço também o entusiasmo dos alunos na preparação dos adereços para receber o escritor na nossa escola.

EB de Moselos

Consideram que a sua presença foi muito agradável e de uma forma muito natural abordou temas atuais e que afetam as crianças, apresentando exemplos da sua vida pessoal.
O autor apresentou o seu livro, de uma forma original, captando a atenção das crianças, dando a possibilidade de as mesmas partilharem as suas experiências e preocupações…

EB de Torredeita

O feedback da visita do escritor João Martins à nossa escola é muito positivo. Os alunos gostaram muito e os docentes consideraram ser uma atividade muito enriquecedora para as aprendizagens dos alunos.

Contacte-nos

Use o formulário se necessita obter informação adicional sobre a iniciativa.

    Siga-nos nas nossas redes sociais

    Numa era em que a comunicação se faz cada vez mais online, queremos que saiba todas as novidades, e acompanhe de perto outras estórias.

    facebook.com/duascasaseoutrasestorias

    instagram.com/duas_casas_e_outras_estorias

    Shopping Cart
    Scroll to Top